domingo, 1 de abril de 2012

Osterbaum :: Árvore da Páscoa


A tradição da Osterbaum - oster (árvore) e baum (Páscoa) - teve início na Alemanha e depois foi levada a outros países pelos que emigraram. De acordo com o pastor da Igreja Luterana do Centro de Blumenau Gilson Ricardo Hoepfner, a Osterbaum geralmente é montada com um galho seco, que simboliza o momento de sofrimento da morte de Jesus, um momento também de reflexão para todos.
Nos galhos são colocadas cascas de ovos, que simbolizam a alegria da vida e a Ressurreição. As cores representam as diferenças dos povos. O ovo é símbolo de renovação e de vida que há dentro dele.A Osterbaum é apenas um símbolo, pois como cristãos celebramos e adoramos o Senhor e Salvador Jesus Cristo – conta o pastor.

Casquinhas de ovos pintadas a mão, prontinhas para decorar ou serem enchidas com amendoim crocante.



 A maior , Osterbaum da América fica aqui pertinho de casa em Pomerode-SC – a cidade mais alemã do Brasil se transforma na Páscoa ficando ainda mais charmosa no seu estilo germânico de ser e viver  - com um colorido todo especial para celebrar a mais genuínas tradições pascoais dos imigrantes alemães. Com 12 metros de altura e 12 mil casquinhas de ovos coloridos, a “Osterbaum” gigante de Pomerode está entre as maiores do mundo e pleiteia um lugar no Guinness Book, o livro dos recordes, como a maior das Américas. O título mundial, reconhecido pelo Guinness Book, pertence hoje à Rostock, na Alemanha, onde foi decorada uma árvore com 76.596 casquinhas de ovos, no ano de 2007.

 

Aqui ele já estava com o rostinho pintado de coelho e eu usando uma blusinha amarela que fiz.
 
E você também já fez alguma Osterbaun?
Esta foi a que fiz ano passado.

Bjs....
Wanilza


6 comentários:

  1. É uma maravilha essa árvore e tudo ao entrono dela!Lindo!!!beijos,ótima semana,chica

    ResponderExcluir
  2. Wanilza,

    Moro em São Francisco, pertinho de Pomerode e acedita que não a conheço? Imagino quão bonita deve ser esta árvore cheias de ovos.
    Que a Páscoa seja também um momento de reflexão para todos.

    Abraços

    ResponderExcluir
  3. oi Wanilza, bom dia

    Desde que comecei a ver na tv sore esta arvore quis fazer uma postagem, mas só achava fotos de blogs e não achei justo fazê-la. Agora que vi suas fotos achei mais linda ainda, divulguei sua postagem no twitter e facebook, parabéns.
    Amei ver sua blusa e imagino a alegria do tomatinho neste passeio tão lindo.

    ResponderExcluir
  4. Não conhecia osterbaun. É lindo demais! Amei!
    Ano que vem vou fazer uma.
    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Oi querida vc mora em Blumenau?Eu moro em Balneario de Piçarras,mas sou da cidade vizinha de Blu ,de Indaial,vc conhece?

    ResponderExcluir

Obrigada por me visitar,se puder me deixar um comentário, ficarei feliz de poder ler cada um deles, espero que tenha gostado, volte sempre:)wanilza